LOGO CICAL.png
LOGO CASC.png

Home

Projetos

Aulas

Parceiros

Ambientes

Biblioteca María Elena Walsh

Envolve a revitalização e a humanização da Biblioteca María Elena Walsh, assim nomeada em homenagem à escritora argentina, para acesso irrestrito da comunidade de Balneário Camboriú. Localizada no Círculo Argentino de SC, dispõe de um acervo variado de obras para adultos e crianças, sobretudo de autores latino-americanos.

Atendimento Psicológico Comunitário

O CASC/CICAL oferece o APC: (Atendimento Psicológico Comunitário): que é gratuito e direcionado principalmente para mulheres e crianças. Esse serviço consiste em apoio psicológico para casos de baixa complexidade. 
O APC é um projeto idealizado pela Secretaria Mulher Sem Fronteiras e realizado graças a um grupo de psicólogas que oferecem seus serviços como voluntárias, quer dizer, sem receber remuneração alguma.  
As psicólogas são acompanhadas pelas representantes da Secretaria MSF. Essas mulheres colaboram com os agendamentos e organização do APC.
Assim, Desde novembro de 2020, esse projeto contribui com a saúde publica da comunidade de Balneário Camboriú e região, atingindo objetivos contemplados no próprio estatuto do CASC como promover atividades beneficentes e de interesse público. 

Horta Orgânica

Sustentável e Comunitária

Convidamos você a conhecer e participar da Horta Orgânica Sustentável e Comunitária do CASC - CICAL.

Um espaço onde os colaboradores e voluntários aprendem a semear, cuidar e colher uma diversidade de plantas e vegetais, de forma de produzir parte da nossa alimentação diária e contribuir para o conhecimento de práticas sustentáveis.

Este pomar é o primeiro de muitos que queremos estabelecer em Balneário Camboriú e região, a possibilidade de transformar nossos hábitos de consumo depende de cada um.

Vamos contribuir juntos para melhorar o meio ambiente, a economia e o acesso à cidadania!

Café_Literario.jpg

Café Literário

 

Ambiente cultural integrado à biblioteca e a serviços de cafeteria voltado ao acesso mediado à literatura e a outras formas de arte e cultura, sobretudo latino-americanas, no Círculo Argentino de Santa Catarina. O projeto, denominado Hilda Café, em homenagem à escritora brasileira Hilda Hilst, busca fomentar encontros agradáveis com a leitura e a gastronomia, incentivando o exercício do sensível na apropriação mediada do objeto estético - em especial, o literário.

Clube de Cinema

Exibição periódica de filmes latino-americanos acompanhada de debate com mediador(es), numa perspectiva crítica, envolvendo a comunidade de Balneário Camboriú, como o grupo Amantes de Cinema de Balneário Camboriú. O projeto, a ser desenvolvido na Sala Juan Carlos Cuello do Círculo Argentino de Santa Catarina, prevê utilizar a produção audiovisual artística de forma inclusiva, multicultural e reflexiva, fomentando a interação sensível dos envolvidos e o intercâmbio social

Escoteiros.jpg

Oficina Cone Sul para Lobinhos

Série de atividades envolvendo a cultura latino-americana voltadas à obtenção, pelo público-alvo, os lobinhos, da Insígnia do Cone Sul, concedida no universo escoteiro. As ações, promovidas na sede do Círculo Argentino de Santa Catarina, ao mesmo tempo em que trabalham a integração cultural afetiva dos participantes, fomentam o desenvolvimento crítico-reflexivo e a construção de conhecimentos específicos do segmento Lobinho.